segunda-feira, 15 de setembro de 2014

UGT ASSINALA OS 35 ANOS DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

A criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é uma das grandes conquistas do Portugal democrático e um dos pilares fundamentais do nosso Estado Social, tendo contribuído para um desenvolvimento ímpar das condições de vida dos portugueses, recuperando as décadas de atraso da ditadura, durante a qual os indicadores da saúde colocavam o nosso País na cauda da Europa. 

Neste Dia do Serviço Nacional de Saúde não podemos deixar de recordar o seu grande impulsionador, António Arnaut, que lutou e conseguiu dar concretização, como nenhum outro, ao direito constitucional à protecção da saúde.

As suas lutas e os seus sucessos não podem deixar de ser salientados num momento em que as políticas de cortes cegos, com o encerramento de serviços e o aumento dos custos para os utentes, comprometem o acesso dos cidadãos à saúde, a universalidade do SNS, a qualidade dos serviços prestados e a coesão social e territorial.

A UGT não rejeita a necessidade de se operar uma racionalização de despesas nesta área, mas considera inaceitáveis cortes indiscriminados que penalizam idosos, famílias de mais baixos rendimentos, a classe média e as populações mais isoladas.

Neste dia em que todos devemos recordar e celebrar os 35 anos do SNS, a UGT reafirma o seu compromisso de defesa intransigente dos princípios fundadores do SNS.

A UGT sempre lutou e continuará a lutar por políticas públicas que cumpram os objectivos da universalidade e equidade no acesso e da qualidade dos serviços prestados, combatendo também por esta via a pobreza, a exclusão e as assimetrias económicas e sociais.


Lisboa, 15 de Setembro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário