segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

DIA DE CARNAVAL – UMA AGRESSÃO AOS TRABALHADORES EXIGE-SE RESPEITO PELAS PESSOAS

O Governo decidiu não conceder tolerância de ponto aos trabalhadores da Administração Pública no dia de Carnaval.
O Governo diz que é um acto de justiça. Nada mais inaceitável.

Os trabalhadores da Administração Pública estão a ser fortemente penalizados com cortes sucessivos e cada vez mais brutais nos salários, congelamento das progressões na carreira, mudanças de local de trabalho, pensões, …
Num momento em que devia haver uma grande ponderação sobre novas medidas que afectam estes trabalhadores, o Governo, de uma maneira injusta e injustificável resolveu pôr em causa a tolerância de ponto no Carnaval.
Fê-lo com grande precipitação. Tal aconteceu ao contrário das pontes dos feriados, que têm que ser anunciadas até 15 de Dezembro do ano anterior, para as pessoas poderem organizar a sua vida.
Que acontecerá aos trabalhadores que não têm a quem deixar os filhos, em dia em que não há escola? Que acontecerá aos trabalhadores já com férias marcadas? Que acontecerá aos compromissos de alguns em participar nos cortejos carnavalescos? Etc.
Esta é mais uma razão para os trabalhadores considerarem que estão a ser tratados com iniquidade e injustiça.
É evidente que com isto o Governo quer também condicionar a concessão de tolerância de ponto de muitos empregadores, não podendo de qualquer modo pôr em causa o disposto na negociação colectiva.
O Governo deve de imediato corrigir esta situação, que prejudica a actividade económica, nomeadamente o turismo e agrava as desigualdades entre trabalhadores exigindo permanentes sacrifícios aos trabalhadores e pensionistas.
Um Governo é forte quando reconhece e corrige os seus erros. Esperamos que tal ainda venha a acontecer com a tolerância de Carnaval.
Lisboa, 6 de Fevereiro de 2012
O Secretariado Executivo

Sem comentários:

Enviar um comentário